Projeto App Inventor será descontinuado

O Google anunciou há algum tempo atrás que o projeto App Inventor será descontinuado. Pelo menos o serviço online. A gigante está descontinuando vários projetos que fazem parte do Google Labs e no meio deles está o App Inventor. Em outro post, mais antigo, escrevi um breve tutorial sobre o App Inventor, mostrando como desenvolver aplicativos.

O projeto permite o desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Android sem a necessidade de codificação, usando apenas componentes lógicos para a “montagem” do aplicativo. Apesar de não ter feito tanto barulho assim, o App Inventor dá suporte a muitos recursos, como GPS, SMS, integração com Twitter, banco de dados, etc. Até integração com o Arduino já fizeram!

O Google vai liberar o código do projeto no início de 2012 para que ele não morra de uma hora pra outra. Pelo que parece o Google quer deixá-lo na mão da comunidade para ver o que acontece depois. Quem tem projetos no serviço poderá baixá-los até o dia 31 de dezembro de 2011, mas o próprio Google recomenda não deixar pra última hora.

Abaixo está o e-mail (em tradução livre) que recebi há poucos dias do Google relembrando sobre a descontinuação (já tínhamos recebido um comunicado com antecedência).

——

Querido usuário App Inventor,

Como anunciado no fórum do App Inventor, o Google irá descontinuar o App Inventor em 31 de dezembro de 2011, depois desta data o appinventorbeta.com não estará mais disponível e será deletado dos servidores do Google. Você pode salvar seus projetos do App Inventor simplesmente clicando em “Download All Projects” na sua página de projetos. Isso irá baixar para seu computador um arquivo zip com todos os seus projetos. Recomendamos que recupere seus projetos bem antes de 31 de dezembro.

No início de 2012 o Google irá tornar público o código-fonte completo do App Inventor sob uma licença de software livre, para que qualquer um possa estudar o código e modificá-lo da maneira que desejar.

A fim de garantir o futuro sucesso do App Inventor, o Google financiou um Centro para Aprendizagem Mobile no MIT Media Lab. Em algum momento no primeiro trimestre de 2012, o Centro planeja oferecer um serviço ao App Inventor para acesso público em geral, semelhante ao que o Google oferece.

Para que você continue trabalhando com seus projetos em um serviço App Inventor (do MIT ou não), terá de baixar seus projetos antes de 31 de dezembro no appinventorbeta.com antes, e depois usá-los em um algum serviço assim que estiver disponível.

Por favor, visite os fóruns do App Inventor para obter atualizações sobre o App Inventor. Você também pode visitar http://mobilelearning.mit.edu/ para atualizações sobre o que está sendo feito com App Inventor no MIT.

4 comments so far

  1. Pedro Zuchi on

    Olá. Dê uma olhada no meu Blog (www.androidarduino.com.br) onde tem um tutorial que acabei de colocar lá explicando como rodar o App Inventor no Windows após a descontinuidade dele em 31/12 passado… Abraço. Pedro Zuchi

  2. Davidson on

    02/08/2013, e nada aconteceu…

  3. Alex Muniz on

    07/08/2016 e atualizaram o App Inventor para App Inventor 2.

    • Thiago P. on

      Boa, Alex! Parece que agora será mantido pelo MIT, vamos ver se o projeto vinga mesmo, pois até agora, apesar de achá-lo muito interessante, parece que não rendeu ainda muita coisa notável.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: